Escola Nacional de Bombeiros (ENB)
A Escola Nacional de Bombeiros tem como objectivo formar, simultaneamente, bombeiros e cidadãos capazes de responder eficazmente, nas vertentes técnica e humanista, aos desafios que a sociedade permanentemente lhes coloca.
Formalmente constituída em 1995, a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) é uma entidade privada sem fins lucrativos e pessoa colectiva de utilidade pública, tendo como associados a ANPC – Autoridade Nacional de Protecção Civil e a LBP – Liga dos Bombeiros Portugueses.
Reconhecida como autoridade pedagógica na formação técnica dos bombeiros portugueses, é através da ENB que todos eles adquirem os conhecimentos e as especializações indispensáveis ao, cada vez mais exigente, exercício da protecção e socorro.
Liga dos Bombeiros Portugueses
Liga dos Bombeiros Portugueses, considerada a Confederação das Associações e Corpos de Bombeiros de qualquer natureza – Voluntários, Municipais, Sapadores e Privativos.
Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil
A protecção civil é a actividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias Locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas, com a finalidade de prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.
Instituto Nacional de Emergência Médica
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental.
A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM.