3.ª CONVOCATÓRIA ASSEMBLEIA GERAL – 10/02/2026

CONVOCATÓRIA

Tendo ficado deserta a eleição dos Órgãos Sociais para o biénio 2026/27 na Assembleia Geral Ordinária de Sócios de dia 22 de Dezembro de 2025 e na Assembleia Geral de 26 de Janeiro de 2026, por falta de apresentação de quaisquer listas, convoco, de novo, ao abrigo do artigo 40º. dos Estatutos da Associação, a Assembleia Geral de Sócios para dia 10 de Fevereiro, com início às 18:00 horas, na sede da Associação, com a seguinte ordem de trabalho:

Ponto 1: Apreciação e aprovação da ata anterior.
Ponto 2: Eleição dos Órgãos Sociais para o biénio 2026/2027.
Ponto 3: Outros assuntos.

NOTA: Se à hora marcada não houver quórum suficiente a mesma funcionará trinta minutos depois com qualquer número de sócios.

 

Nota importante aos sócios:

De forma a consciencializar e alertar os sócios das consequências de não eleger Órgãos Sociais deixamos os seguintes alertas:

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barrancos (AHBVB) é uma Pessoa Coletiva de Utilidade Pública sem fins lucrativos.
Um dos seus FINS, e o principal escopo, é a proteção de pessoas e bens, mantendo para o efeito um Corpo de Bombeiros.
Mas para a AHBVB conseguir efetivar a sua missão, tem de ter Órgãos Sociais.
Sem Órgãos Sociais, haverá consequências gravíssimas que, não só afetará a estrutura da AHBVB e o seu Corpo de Bombeiros, mas como toda a comunidade, onde o socorro à população será posto em causa.

Porquê?

Porque sem Órgãos Sociais (seus representantes legais) a AHBVB não poderá negociar ou assinar novos protolocos e receber apoios do poder local, no caso o Município e a Freguesia, tal como a nível nacional, sendo os casos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Da mesma forma não será possível, por exemplo, proceder à compra de novas viaturas, aquisição de bens e serviços, analisar, contratar e proceder a alterações com os seus colaboradores, efetuar novos contratos com qualquer empresa, etc. Na prática não existiria representação legal da AHBVB e consequentemente poria a AHBVB com graves problemas financeiros e a curto prazo nas portas da extinção.

Os sócios devem ser conscientes da realidade e da importância que esta Associação detém na comunidade.

A AHBVB, atualmente, é uma instituição estável, quer a nível financeiro, quer a nível operacional, assente em parcerias e protolocos sólidos que dão garantias futuras de solidez, mas para isso tem que haver Órgãos Sociais. Sem eles, legalmente, a AHBVB tem o futuro em causa.

Barrancos, 02 de Fevereiro de 2026

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral,

João Francisco Mendes Pica

Bombeiros Voluntários de Barrancos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.